sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Prefeita de Araruna se reune com os prefeitos de Tacima e Riachão, com vista a forma de consorcio para Aterro Sanitário.

Quinta-feira, 09 de janeiro de 2014. Esta data ficará marcada como o dia da articulação para a defesa do meio ambiente como garantia de direito social para o povo de Araruna e os municípios de Tacima e Riachão.
De posse do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Araruna, a Prefeita Wilma Maranhão recebeu os prefeitos constitucionais Erivan Bezerra (Tacima) e Fábio Moura (Riachão). O tema amplamente debatido foi a articulação para o aprofundamento do assunto gestão dos resíduos sólidos desses municípios.
A Prefeita Wilma Maranhão iniciou os trabalhos informando aos presentes que a Lei Federal n.º 12.305/2010 – Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos -, estabelece a obrigatoriedade de implantação de várias medidas de cuidados e proteção ao meio ambiente no âmbito do Distrito Federal, Estados e Municípios. Uma dessas medidas é a construção dos denominados aterros sanitários que visam a receber os rejeitos (lixo orgânico e não orgânico) produzidos pela sociedade, empresas e órgãos públicos.
Wilma Maranhão, mostrando conhecimento de causa, fez uma explanação aos prefeitos e secretários presentes acerca dos serviços desenvolvidos pela Prefeitura de Araruna, desde o início da sua gestão em 2009, na área de cuidados com a coleta, transporte e disposição final do “lixo” produzido em Araruna. Argumentou que o Município dispõe de seis dias de coleta, incluindo a região periurbana, o “distrito” de Mata Velha, Água Fria e outros.
O Prefeito Erivan Bezerra (Tacima) se mostrou otimista com a proposta da Prefeita Wilma Maranhão no tocante a formação de Consórcio Intermunicipal para construir em um único município o aterro sanitário que terá a finalidade de receber os resíduos sólidos dos municípios consorciados.
Fábio Moura (Riachão) disse que já havia obtido algumas informações sobre a obrigatoriedade de os municípios brasileiros construírem aterros sanitários e/ou se consorciarem com outros municípios para facilitar a resolução do problema do destino final do “lixo”. Também mostrou-se otimista com a ideia da Prefeita Wilma Maranhão, sinalizando que após realizado um estudo com técnicos habilitados seja constituído o Consórcio Intermunicipal.
O Prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, que foi convidado para a reunião, não pode comparecer. Mas, por telefone também sinalizou interesse em participar do Consórcio.
O que podemos perceber é que 2014 começou com outros ares. Isso no que se refere ao estreitamento e fortalecimento de laços que é marca registrada da Prefeita Wilma Maranhão, visto que a mesma tem a habilidade nata de estabelecer vínculos e união.
Estiveram presentes à reunião os secretários Cláudio José de Moura Câmara (Assistência Social), Hilton Farias Targino (Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos), José Mário Dantas (Coordenação dos Programas Sociais), Helane Daniel (irmã do Prefeito Erivan) e outros Secretários da Prefeitura de Tacima.
Verdadeiramente, podemos observar nitidamente a preocupação dos prefeitos em atender ao convite da Prefeita Wilma Maranhão para tratar de assunto que diz respeito a melhoria da qualidade de vida da população desses municípios que, somados juntos, perfazem uma população de cerca de 33.766 (IBGE - Projeção 2013).

Araruna – 19.653
Riachão – 3.448
Tacima – 10.665

Redação com Assessoria do Professor José Mário Dantas (Coordenador dos Programas Sociais de Araruna)



Veja fotos:









 Por Sensocriticopb.com.br e Araruna1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário