quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Bico calado: Mídia tenta proteger Aécio Neves no caso Furnas

aécio-MÍDIA-UOL-600x300
A ocultação do nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das manchetes dos principais veículos da imprensa tradicional no País é o debate principal nas redes sociais desde que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa reafirmaram, nesta terça-feira 25, durante sessão da CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, que o tucano recebeu propina de Furnas.
O portal UOL ganhou destaque nas críticas, por ter alterado sua manchete principal sobre o tema, ocultando os nomes de Aécio e do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, já morto. De “Youssef e Costa confirmam repasse de propinas a Aécio Neves e Sérgio Guerra”, o título foi modificado para “Em CPI, Youssef e Costa citam repasse de propinas de estatais a tucanos”. A foto dos dois títulos circula nas redes.
No Twitter, a hashtag #PodemosTirarSeAcharMelhor está em primeiro lugar entre os temas discutidos nesta quarta-feira 26. O termo teve origem em março, quando a agência Reuters deixou vazar uma reportagem com as sugestões de edição do repórter para o editor. Em um trecho do texto negativo para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o jornalista propôs: “podemos tirar, se achar melhor”.
No blog Tijolaço, o jornalista Fernando Brito destacou ontem o “silêncio sepulcral” da mídia sobre o tema:
Youssef repete CPI que houve propina a Aécio mas jornais acham que “não vem ao caso”
“Fiquei procurando, em vão, menção no noticiário ao que disse Alberto Youssef sobre as propinas que pagou, segundo ele, a uma diretoria de Furnas que seria “dividida” entre José Janene, do PP, e Aécio Neves, cujo pai, Aécio Ferreira da Cunha, foi membro do Conselho de Administração da Empresa.
Nada.
Silêncio sepulcral, apesar de Youssef ter falado nisso suas vezes, segundo a “narração” do seu depoimento, feita em tempo real pelo Estadão”
O jornalista André Vila em sua página no Facebook demonstrou que os principais jornais do país esconderam o escândalo em que o tucano Aécio Neves supostamente está envolvido.
“A noticia é esta: Aécio Neves e Sérgio Guerra receberam dinheiro de propina, segundo revelação feita ontem pelo doleiro Alberto Youssef. VillasNews está oferecendo um doce para quem encontrar a noticia na primeira página da Folha de S.Paulo ou de O Globo. E uma lupa para que você encontre a notícia no interior dos jornais. Bom trabalho! Isso não pode ser chamado de Jornalismo. Ainda mais com J maiúsculo”
jornais-globo-folha-e1440606475853
No Escrevinhador Rodrigo Viana, comentou o silêncio da Globo News e de Eliane Castanhêde, veja um trecho da matéria em seu blog:
“Cantanhêde e jornais tucanos “esquecem” de noticiar: doleiro diz que Aécio recebia propina
Mas não foi só o Villas que percebeu algo estranho na cobertura jornalística sobre o depoimento do doleiro Youssef, na CPI em Brasília…
Na transmissão “ao vivo”, a GloboNews até deu a notícia: Youssef reafirmou a informação (que ele obteve do deputado Janene, ex-líder do PP) de que Aécio recebia propina em Furnas, na época do governo FHC. Quem operava o esquema, diz o doleiro, era a irmã de Aécio.
Claro, tudo isso precisa ser provado. Aécio Neves tem direito a ampla defesa.
Mas vocês já imaginaram o que aconteceria se Youssef dissesse que Lula ou Dilma recebiam propina em Furnas? Imaginem: o doleiro diz que o irmão de Dilma pegava grana; o que aconteceria no dia seguinte? Quais seriam as manchetes?
Pois bem, na capa dos jornais (que são lidos pela classe média raivosa), e mesmo nos programas subsequentes da Globo News (assistida pela mesma classe média raivosa e paneleira, a informação foi tratada com a discrição devida. Sumiu!!!
Vejam o que diz a comentarista Eliane Cantanhêde (que alguns chamam pelo apelido carinhoso de Tucanhêde), numa troca de mensagens com leitora na internet:
Cantannhede
A Cantahêde vai tentar “encaixar”. Ufa, que alívio… Agora, sim.
O curioso é que o JN da Globo abriu mais espaço para a informação sobre a propina.
É como se a família Marinho operasse por nichos. Nos veículos voltados aos paneleiros, Aécio segue a ser um homem probo; assim a turma que se informa pela “Veja” e pelo “Globo” não entra em choque.
Mas no JN, na TV aberta, aí já se fala abertamente sobre o caso: Aécio teria recebido propina.
Isso desfaz a fantasia de que toda a corrupção no Brasil começou pelo PT. Isso obriga a se buscar soluções menos simplistas para se combater a corrupção.”
As redes sociais e blogosfera comprovam que a grande mídia não consegue mais sustentar uma farsa por muito tempo e faz anunciação do fim da velha imprensa que sempre trabalhou como braço direito dos que sempre dominaram esse país.

Artigo de André Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário