terça-feira, 14 de julho de 2015

UEPB - Campus de Araruna, promove Colação de Grau da turma pioneira

Hoje, dia 14 de julho de 2015, será um dia que marca uma parcela da trajetória de muitos jovens universitários na cidade de Araruna, alunos do Campus VIII da UEPB, que estão prestes a concluir seus cursos, após cerca de 5 anos de estudos nos cursos oferecidos por esta unidade universitária.
Haverá á noite, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição um culto de agradecimento dos alunos do curso de Odontologia, por todo caminho percorrido até o presente momento, sobretudo pela maioria dos estudantes ser proveniente de outros municípios, em regiões distantes e outros estados.
O momento maior, porém, será a realização na próxima quarta-feira dia 15 de julho da solenidade extraordinária de Colação de Grau, referente ao ano letivo 2014.2 onde centenas de concluintes de todos os cursos oferecidos pelos campus, onde os mesmos irão realizar o juramento respectivo a cada curso, disponibilizando-se como profissionais dispostos a contribuir com a sociedade brasileira.
É sem duvidas um momento importante na vida dos concluintes, mas também da vida social da cidade, pois são as turmas pioneiras que se formam, e sem duvida devem deixar algum legado na cidade como para a própria universidade, como laços de afinidades constituídos no decorrer do curso, que modificaram o cotidiano dos mesmos e da vida social do município, além da questão de serem turma pioneira e terem enfrentado muitos entraves sobretudo estruturais em seus cursos, e que as reinvindicações e exemplos dos mesmos facilitarão uma melhoria no curso que ficará para os estudantes posteriores.  
O Campus VIII Araruna foi inaugurado aos 20 de setembro de 2010. Data louvável, que contou com a presença do governador em exercício, o desembargador Luiz Silvio Ramalho, da reitora da UEPB, Marlene Alves de Souza Luna, da prefeita do município de Araruna, Wilma Targino Maranhão, além de outras presenças, que se fizeram marcantes nesse dia. 
Nessa data, foi marcada o início do novo campus da UEPB, que hoje forma o Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CCTS), no denominado "Campus VIII - Professora Maria da Penha", homenagem a uma antiga professora deste município que muito contribuiu com a educação dos jovens em sua trajetória de vida. O campus VIII de Araruna, oferecendo os cursos de Bacharelado em Odontologia, Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências da Natureza que atualmente corresponde ao curso de Licenciatura em Física, além de diversas extensões, e perspectivas animadoras de implantação de novos cursos. 
Prefeita Wilma Maranhão e reitora Marlene (Dias, Jocimar - 2010)
Ao longo deste primeiro ano, de muitas realizações e sucessos, a cidade de Araruna comemora um episódio marcante em sua história política, constituindo a partir da inauguração desta universidade, a "Pedra Fundamental" de muita esperança, e créditos de um futuro promissor, pois já sente em seu cotidiano, e em sua economia o impacto causado com a vinda deste campus. 
Atualmente centenas de jovens se deslocam de suas cidades e se instalam na cidade de Araruna, local escolhido para a batalha iniciada aqui, através  de suas chegadas, com direção a seus sonhos mais promissores, além da vinda de professores, e demais categorias, que porventura também estão ajudando a construir um novo aspecto social e cultural em nossa cidade e certamente também transformando a vida de cada um deles.
Devemos ressaltar, que a vinda deste campus universitário, foi certamente um presente maravilhoso para nossa cidade, e para toda microrregião do Curimataú como um todo, mais que não veio de graça, muitos anos de espera se passaram, sem que nosso campus e toda sua excelente estrutura física, digna de louváveis elogios, ganhasse enfim uma alma e um espírito com a efetivação da criação do campus. 
Vista lateral dos blocos. Fonte: Sec. da UEPB Campus VIII
Muito bem nos disse o desembargador Luis Silvio Ramalho no dia da inauguração do campus VIII: "Quem é do interior, como eu, sabe das dificuldades que os estudantes sentem ao chegar á universidade. Se a universidade vem pra nossa casa, fica mais fácil. E o progresso só chega a um município ou região por meio do conhecimento, da educação".
Agradecimentos ao historiador Wellignton Rafael
Por: Wellington Rafael para o Diário de Araruna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário