quinta-feira, 28 de maio de 2015

Araruna realiza IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fotos: Reprodução
Contando com as participações da Prefeita Wilma Maranhão, Juiz da Comarca de Araruna Dr. Rúsio Lima de Melo, Comandante da 3.ª CPM Ten. Rodrigues, e do Padre Marinaldo, a Prefeitura e o CMDCA realizaram neste dia 27 de maio de 2015 dois eventos que retrataram durante todo o dia o panorama municipal sobre a garantia e a proteção dos direitos das nossas crianças e adolescentes.
Estudantes, professores, gestores escolares, CRAS e CREAS, sociedade civil, secretarias que compõem o Governo Municipal, Conselhos de Políticas Públicas e, principalmente, as participações das autoridades que compõem o Sistema Judiciário e Militar da nossa Comarca, foi realizada durante todo o dia desta quarta-feira (27) a Conferência Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes e o Fórum de Discussão sobre Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. 
A Prefeita Wilma Maranhão bem ressaltou a necessidade de vigilância por parte da família no que se refere à temática, enfatizando que é na família que germina os princípios de educação, respeito e cuidados. Disse ainda que a Administração Municipal está de portas abertas para atender e ofertar programas/projetos/ações que objetivem ao desenvolvimento das crianças e adolescentes ararunenses em todos os aspectos. 
O Juiz de Direito da Comarca de Araruna, Dr. Rúsio Lima de Melo, discorreu sobre o aparato que os órgãos públicos disponibilizam para proteger as crianças e adolescentes das práticas de violência e exploração sexual, inclusive distinguindo a diferença entre a prática da violência e a prática da exploração sexual. O Juiz fez várias explanações direcionadas ao público presente com muita propriedade, explicando, sobremaneira, o papel que o Judiciário desempenha no quotidiano em todos os níveis. 
Em sua fala, o Presidente do CMDCA professor José Mário Dantas, destacou o SGD – Sistema de Garantias de Direitos existente no município de Araruna e, sobretudo, a parceria que a Administração Pública Municipal mantém com os órgãos promotores de justiça no Município. 
Padre Marinaldo estimulou a implantação do PROERD pelo Município, pois, segundo ele, é um Programa que a Polícia Militar desenvolve em parceria com os municípios e que proporciona resultados satisfatórios utilizando a educação como instrumento de aquisição de conhecimentos e mudanças de atitudes. 
O comandante da PM, Ten. Rodrigues, falou sobre a sua atuação e plano de trabalho que está dando início em Araruna, inclusive com a firmação de parceria com a Prefeitura, Rede Ativa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Conselhos de Políticas Públicas, Secretaria de Educação, etc. 
Os Palestrantes foram: Professor Doutorando João Batista Teixeira, Psicóloga do CREAS Suéllen Alencar, Assistente Social do CREAS Lígia Gouveia, Professor Mestrando Adriano Henrique e o Presidente do CMDCA e Secretário de Educação do Município Professor José Mário Dantas. 
 
 
   
 
 
Diário de Araruna, com assessoria do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Araruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário