sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Lendária Gigante do Brejo - Expresso GUARABIRENSE

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos

Esta foto representa a mais pura imagem da decadência de uma empresa, o fim de uma era de ouro da Guarabirense, o descaso de nossas autoridades contra o transporte alternativo que apressou a falência da empresa e por fim, a falta de administração dos seus gestores. Resume ao que sobrou da gigante do brejo. Este Diplomata está na garagem da Aroeirense e não sei o motivo de ele está nessa situação, pois ainda estava em condições de uso. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Guarabirense em mais uma matéria histórica.


Sucata Guarabirense (1)


O início do Expresso Guarabirense remonta aos anos 60. Fundada por Gustavo Amorim, a empresa tem a razão social denominada de Amorim e Cia Ltda. A Guarabirense, começa com linhas de Guarabira para João Pessoa e ao longo dos anos 70 e 80, expande-se para várias cidades do brejo e curimataú paraibano como: Solânea, Alagoa Grande, Araruna, Campina Grande, Cuité,  Araçagi, Duas estradas dentre outras, totalizando 28 linhas intermunicipais. Lembro que seus ônibus saiam e chegavam lotados na rodoviária de João Pessoa.


Guarabirense


Os anos 90 chegam, e a Guarabirense está no auge com força total. Possuindo 44 ônibus de variados modelos e de chassis Scania e Mercedes-Benz. A família AMORIM proprietária da EXPRESSO GUARABIRENSE, fica no rol das poucas famílias donas do transporte rodoviário e passa a ter bastante influência no estado juntamente com as famílias BRITO (REAL e TRANSPARAÍBA); AZEVEDO (BELA VISTA e RIO TINTO);  CÂNDIDO (EXPRESSO NACIONAL DE LUXO) e CAMELO (BONFIM). Também se tornam numa das maiores empresas do estado. Em 1992 morre Gustavo Amorim e então a empresa começa a declinar. Costumamos falar que ao morrer o “cabeça”, o corpo desmorona. Bom, isso foi verdade. Seus administradores não acostumados a gerir a empresa, esqueceram de sanar e enfrentar problemas, como os clandestinos e passaram mais a visar o lucro.


Guarabirense 0528


No final dos anos 90 a qualidade do serviço da empresa cai e a frota fica ultrapassada por falta de investimento e dívidas. Porém, ela começa a piorar a situação em 2002, com carros quebrando, sucateados, o não cumprimento de horários aliado a praga do transporte clandestino que infesta aquela localidade.
Em 2003, o grupo A. CÂNDIDO sonda os diretores da empresa Guarabirense para sua aquisição. Mas quando viram o montante das dívidas, viram que o negócio era arriscado e adquiriram a Roger no mesmo ano.
Em 2004 a Expresso Guarabirense se transforma em um morto vivo. A empresa passou a reduzir o número de ônibus para sete veículos e deixou de cumprir horários. Em setembro de 2004, foi o limite: a Guarabirense, sem aviso à clientela, retirou todos os ônibus, provocando o caos. As empresas TRANSNORTE, RIO TINTO e SÃO JOSÉ de Campina Grande, assumiram algumas linhas da empresa, a BOA VIAGEM assumiu a outra parte restante em 2006.


Guarabirense 0542


No ano de 2006 era difícil ver um carro da Guarabirense. A empresa desapareceu em pouco tempo. Toda sua estrutura foi reduzida a pó e 228 trabalhadores dos setores de manutenção, motoristas, cobradores e da parte administrativa foram demitidos e então chegava o fim do EXPRESSO GUARABIRENSE.
Isto é uma mostra do problema O TRANSPORTE CLANDESTINO pode trazer ao setor de transportes públicos. Empresas e as autoridades precisam tomar providências, urgentes e efetivas, para coibir o transporte ilegal de passageiros para evitar um retrocesso do sistema e a falência de empresas. Com a saída progressiva da Guarabirense, os transportes clandestinos saíram vencedores, com seus carros velhos e sem segurança onde dia ou outro se envolve em graves acidentes. O poder público, por nunca tomou uma posição sequer com medidas combativas ao transporte irregular,outro ponto a alta cobrança de impostos e algumas regalias.
Hoje suas linhas estão divididas entre Rio Tinto, Transnorte, Bela Vista e São José. Inicialmente a Boa Viagem assumiu a parte que hoje está com Rio Tinto, porém por problemas financeiros a empresa encerrou atividades. Quando a Boa Viagem fechou, a Rio Tinto ia assumir as linhas mas desistiu, repassando elas para a Jonas. Mas voltou atrás e assumiu as melhores da Guarabirense e vem fazendo um bom trabalho com elas, sendo o setor do brejo, o melhor em rentabilidade para a empresa.

MaisAraruna.blogspot.com

4 comentários:

  1. Eu fui um dos funcionários da empresa expresso guarabirense eu fiquei muito triste com falência da empresa fis amigos , tenho saudades daquele tempo de serviço.

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  2. Sou da cidade de Sapé e lembro-me bem, quando criança, vendo esses belos ônibus da Guarabirense passando. Realmente eram, na época, uma das melhores opções de viagem.

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  3. Lembro com muita saudade quando eu era criança via meu pai falar olha o carro 5 o motorista é Chiquinho roda presa olha o carro 10 o motorista é Isaias

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