De acordo com o coordenador regional da Emater, Rui Morais, o encontro teve o objetivo de divulgar o crédito fundiário, bem como as linhas do Pronaf e FNE. A iniciativa, programada em quatro módulos, tem parcerias com prefeituras municipais, conselhos municipais de desenvolvimento rurais sustentáveis, sindicatos, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Veja a reportagem da NWTV
Crédito fundiário – O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e oferece condições para que os trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, possam comprar um imóvel rural com financiamento.
O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária à produção e assistência técnica e extensão rural. Afora a terra, o agricultor ainda pode construir sua casa, preparar o solo, comprar equipamento agrícolas e ter acompanhamento técnico para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode ser individual ou coletivo.
O programa dispõe de condições diferenciadas conforme o valor do financiamento contratado. As liberações podem chegar até R$ 80 mil por família agricultora, na Paraíba, com pagamento em até 20 anos, incluindo três anos carência.
Fonte: NossaWebTV, com Araruna Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário