O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, chega à João Pessoa nesta quinta-feira, 5, para anunciar oficialmente que a Paraíba se tornou uma área livre a febre aftosa com vacinação. Na prática, significa que os pecuaristas já podem vender os animais para outros estados.
O novo status foi alcançado depois que a Paraíba atingiu o índice de imunização de quase 90% de vacinação do rebanho, após as últimas campanhas de vacinação. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou no último dia 19 de agosto a Instrução Normativa Nº 33, ampliando a zona livre de febre aftosa com vacinação, composta por alguns municípios do Estado do Pará e pelos Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Segundo Antonio Hybernon da Silva, chefe Serviço de Inspeção e Sanidade Animal (SISA) da Superintendência Federal da Agricultura na Paraíba (SFA/PB), a zona livre reconhecida neste artigo será submetida à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento internacional.
Hybernon acrescenta que a perspectiva agora é que a Paraíba mantenha o status e que avance nos próximos anos para a condição de zona livre de aftosa sem a necessidade da vacinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário