Com a intenção de prevenir e diagnosticar o câncer de colo de útero em mulheres da zona rural, a Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promove o Programa Útero é Vida. A intenção do mutirão é realizar o exame Papanicolau para prevenir e ajudar a diagnosticar além do câncer de colo do útero, os cânceres de ovário e endométrio.
No dia, além dos exames, as mulheres assistem à palestras educativas e têm acesso ao espaço beleza, onde podem fazer cortes de cabelo, escovas e manicures. Ao mesmo tempo em que acontecem as atividades para as mulheres, as crianças desfrutam da Rua do Lazer, espaço de recreação e atividades infantis. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer.
Segundo a gestora do Útero é Vida no SENAR Paraíba, Véra Figueirêdo, o programa social da instituição vem atender mulheres que não possuem o devido conhecimento e a importância da prevenção da doença. “Através do Programa queremos levar informação à mulher do meio rural que muitas vezes não tem tanto acesso à educação e saúde nas comunidades onde vivem. Nossa intenção é despertar para que a partir deste mutirão elas possam ter consciência do quanto é importante se cuidar”, disse.
A ação em Cacimba de Dentro, está sendo realizada no Distrito do Logradouro, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade e com o Sistema Único de Saúde (SUS), que divulgará os resultados dos exames à comunidade atendida em aproximadamente 90 dias, através do Posto de Saúde da Família (PSF).
O intuito do Programa é ajudar a população feminina rural a reduzir os números de câncer de colo de útero e outras doenças. Para a Prefeitura e SENAR-PB, promover e apoiar uma ação deste tipo é zelar pela agricultora rural. Programa Útero é Vida luta pela redução de casos da doença
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colo retal, e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva, ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer. Ainda segundo o INCA, o câncer do colo de útero é o segundo mais incidente do Nordeste, atingindo mais de 19 mil pessoas em um montante de 100 mil. Parabéns a iniciativa do Prefeito Dr. Edmilson Gomes de Sousa, pelo programa que traz saúde as mulheres, em especial as mulheres do campo.
Redação da NH!
Nenhum comentário:
Postar um comentário